8 de julho de 2020

Um bebé? E agora?? #8 A quarentena e um bebé

Olá amigos! ❤️
Estive muito tempo afastada do blog, ultimamente os meus conteúdos estão mais pelo Instagram. Mas chegou a altura de voltar!
Venho falar de um assunto que nos afetou a (quase) todos, a quarentena! E, principalmente, a quarentena com um bebé.
Comecemos pelo início. A nossa quarentena começou mais cedo, no início de Março eu tive uma infeção respiratória grave, o Lourenço teve uma conjuntivite e logo na semana seguinte, teve uma bronquiolite, ou seja, estivemos logo em casa uns quantos dias antes de ser declarado estado de emergência.
Entretanto, eu e o pai, começámos em teletrabalho. Não foi fácil, o Lourenço já tem 1 ano, estava a começar a andar e queria a nossa atenção a cada instante, mas com algumas ideias criativas e com ajuda das educadoras dele que foram enviando ideias de atividades até fomos lidando bem com a situação.
Obviamente, também tivemos os nossos dias menos bons, em que já não tínhamos paciência para nada 😂 e não há problema nenhum nisso. É normal, é normal ficarmos cansados, foi muito tempo fechados em casa. E isso acaba por afetar qualquer pessoa, com crianças pequenas é ainda mais complicado de gerir. 
Neste momento, o pai já voltou a trabalhar, o Lourenço está comigo em casa até Setembro, que é quando voltarei ao trabalho.
Deixo-vos algumas fotos do Lou para verem como já está um crescido 😍

E vocês? Como correu a vossa quarentena?

8 de setembro de 2019

Um bebé? E agora?? #7 Atividades com bebés

Olá amigos! ❤️
Eu sei, eu sei!! Tenho andado desaparecida, mas tem sido difícil arranjar tempo. Se tiverem assim muuuuitas saudades, podem sempre visitar-nos no instagram @mariapapoilablog e ver as aventuras do Lou!
Hoje venho só mostrar-vos as atividades, ao ar livre, que temos feito com o Lourenço. Sempre que conseguimos levamo-lo a sítios que sempre gostámos ou que ainda nem nós conhecemos. Optamos quase sempre por locais gratuitos que a 'ssoa não é rica 😂. E também temos a vantagem de a minha família ser de Estremoz (Alentejo, para quem não conhece) o que nos dá a possibilidade de lhe mostrar mais de perto a vida de campo e deixá-lo ter contacto com os animais.
Deixo-vos então as fotos e, caso tenham alguma questão ou queiram só acompanhar o nosso dia a dia, vão lá ao instagram.
❤️

    ESTREMOZ

    ESTREMOZ

                     SERRA DE SINTRA

                      ESTREMOZ

                      SESIMBRA , LAGOA DE ALBUFEIRA

                      SESIMBRA, LAGOA DE ALBUFEIRA

      MONSANTO, PARQUE DO ALVITO


                      SINTRA, PARQUE DE MONSERRATE

                      SINTRA , PALÁCIO DE MONSERRATE

      SERRA DE SINTRA


                      BARRAGEM DE ALQUEVA

      VILA DE SINTRA

                      COSTA DA CAPARICA

     MONTELAVAR, CASCATA DE ANÇOS

                       LISBOA, LISBOA CAMPING

                      ESTREMOZ

19 de junho de 2019

Um bebé? E agora?? #6 Cuidado com os bebés!

Olá amigos! ❤️

Tenho estado a tentar escrever um post sobre pós-parto e amamentação, mas este assunto tem surgido muito ultimamente e achei por bem escrever este primeiro.
Pois bem, o Lourenço está com 3 meses e felizmente tem corrido quase tudo bem. Digo quase tudo porque há quase duas semanas o Lourenço ficou constipado, apesar de todos os cuidados que temos com ele. Fomos com ele à pediatra e a primeira pergunta dela foi "Quem está constipado lá em casa?" NINGUÉM! De facto ninguém estava constipado cá em casa. O que a levou a lançar a seguinte frase "pois, as pessoas gostam muito de andar sempre a dar beijinhos aos bebés...". Naquele momento estava mais preocupada com ele do que com outra coisa e não liguei muito, mas alguns dias depois comecei a pensar bem no assunto, após ver várias notícias de bebés que ficaram com problemas graves por causa de beijos de outras pessoas. E se tivesse sido o Lourenço?? Se em vez de uma constipação tivesse sido algo mais grave?? E foi isso que me levou a escrever este post.
Antes de o Lourenço nascer, eu e o pai falámos sobre o assunto beijinhos ao bebé e ambos tínhamos a mesma opinião: Ninguém dá beijinhos na cara ou nas mãos do bebé! Mas aí surge um problema, como vamos pedir isso às pessoas?? E como nós, tenho a certeza, existem muitos mais pais com o mesmo drama de como dizer isso às pessoas. Então optámos por ir dizendo antes de ele nascer, de forma subtil. Algumas pessoas perceberam, outras não... Ou fingiram que não perceberam.
Durante algum tempo conseguimos evitar, mas chega uma altura em que as pessoas simplesmente não respeitam a opinião dos pais e é assim que depois pode haver sérios problemas para seres tão pequenos e indefesos. Vou partilhar algumas dicas que podem ser muito importantes para futuros pais ou para quem vai estar perto de bebés (algumas delas nem nós percebemos a importância no início e agora fazem-nos todo o sentido):
-Evitar visitas na maternidade. A mãe está cansada, o bebé ainda se está a adaptar e muitas visitas podem dificultar a adaptação.
-Nas primeiras semanas, evitar pegar o bebé ao colo (se não forem os pais do bebé 😂). O bebé fica muito agitado por andar de colo em colo.
-Não dar beijos ao bebé!
-Quando forem pegar um bebé ao colo, lavem sempre as mãos antes.
-Perguntar aos pais se podem pegar no bebé.
-Não dar opiniões só porque sim. A não ser que vos peçam conselhos. Caso não o façam, não opinem sobre os bebés dos outros.
-RESPEITAR AS DECISÕES DOS PAIS!

Para terminar, o Lourenço agora está naquela fase de levar tudo à boca, principalmente as mãos. Então, nós sentimos a necessidade de comprar toalhitas de água para lhe estar sempre a limpar as mãos, porque toda a gente tem a tendência para mexer nas mãos dos bebés, sem perceber que nesta fase ele pode ir logo com a mão à boca e nós nunca sabemos se as pessoas têm as mãos lavadas ou não...
É mesmo muito importante ter atenção e cuidado com os bebés, pois eles não têm as mesmas defesas que nós, adultos, temos e a mínima coisa para nós pode ser grave para eles.
❤️ 



28 de abril de 2019

Um bebé? E agora?? #5 Baby Lourenço chegou!!

Olá amigos! ❤️
(Demorei 2 semanas a terminar este post 😂)
Pois é pessoas, o Lourenço já nasceu! E hoje, como nos deu a primeira noite calma, consegui vir aqui contar tudo.
Então, a data prevista de parto era dia 12 de março, mas como devem saber a coisa pode dar-se 15 dias antes ou 15 dias depois. Assim sendo, no final de fevereiro comecei logo com caminhadas, a subir as escadas do prédio e essas coisas que ajudam no trabalho de parto, mas o Lou não queria sair... por isso, marcaram-nos a indução do parto para dia 19 de março. A mãe, toda contente, fez vários planos para os últimos dias de gravidez (super convencida que o bebé só ia nascer mesmo no dia 19), mas como esta criança sempre foi do contra decidiu chegar uns dias antes.
Então, na madrugada de 16 de março comecei a ter contrações mas como eram suportáveis tentei descansar, até que às 8h as dores já começaram a incomodar e decidi tomar um banho quente para aliviar, fui tomar o pequeno-almoço e voltei para a cama, onde acabei por adormecer. Fui sempre acordando com as contrações mas tentei descansar o máximo que consegui. Entretanto fiquei na cama a conversar com o pai, até que por volta das 15h, ele ao perceber que eu já estava com muitas dores e cada vez mais contrações, decidiu que íamos para o hospital. Ele levantou-se e foi-se preparar, até que às 15.45h eu decido também sair da cama e... rebentaram as águas! E o que é que fizemos? Tomámos banho, preparámos o almoço, comemos e só depois é que seguimos para o hospital 😂
Dei entrada no Hospital de Cascais às 17.15h, após vários exames, fui tranquilamente a caminhar até ao bloco de partos, onde entrei por volta das 18.30h. Depois de feita toda a preparação, as dores começaram a ficar muito fortes e levei a primeira dose de epidural passava um pouco das 19h. Às 20.15h as dores voltaram e chamei a enfermeira para me dar o reforço da epidural, já estava com 5cm de dilatação! Uma hora depois repetia-se a mesma história, dores a voltar, chamar a enfermeira, ela verifica a dilatação e... dilatação completa, vamos começar a fazer força! E eis que no meio de uma conversa animada com as duas enfermeiras (foi o suficiente para fazer o parto), às 22.22h nasce o Lourenço, com os seus 3,645kg e 49,5cm de fofura! Tive um parto muito rápido e fantástico!
Depois disso, sinceramente, não tenho muitas memórias com sentido. Só me lembro do Lourenço procurar a minha mama e de termos ficado os três num namoro maravilhoso ❤️

P.S.- Adorei o Hospital de Cascais, equipa fantástica e querida. Só tenho a agradecer ❤️










22 de janeiro de 2019

Um bebé? E agora?? #4 Chá de Bebé

Olá amigos! ❤️
Ontem foi o Chá de Bebé do Lourenço e até que correu bem, apesar do cansaço da mamã...
Venho partilhar esta experiência de duas formas diferentes, a primeira para mostrar às futuras mamãs e organizadoras de eventos de fim de semana 😂 que com pouco é possível fazer uma coisa engraçada e ao nosso gosto.
Comecemos pelo bolo, quando surgiu esta ideia de fazer um chá de bebé a primeira coisa que pensei foi: "oh meu deus!! tenho de ter um daqueles bolos super lindos com o nome do bebé, nuvens e elefantes e tudo e tudo e tudooooo", havia todo um plano de bolo na minha cabeça até que, por um bolito desses, me pediram cerca de 70€ (posso-vos dizer que praticamente com esse valor fiz a festa toda) e aí eu pensei "Calma lá Maria Inês, que tu és mulher para fazer um bolo e meter um elefante lá em cima"e assim foi, decidi fazer eu o bolo (contrariando o pai que queria comprar um já feito para eu não ter mais uma coisa a fazer). Primeira coisa da qual desisti: ter um elefante! Quer dizer, uma pessoa é corajosa, mas também tem noção até onde vão as suas habilidades com trabalhos manuais (principalmente se estes forem realizados com pasta de açúcar). Posto isto, optei por decorar apenas com umas bandeirolas, mas a pessoa se reduz num lado tem de arrasar noutro, então tivemos todo um bolo azul recheado com doce de leite e uma fina capa de pasta de açúcar branca (está lá em baixo nas fotos, vão ver!).
Entretanto havia também o drama de não saber que comida fazer, até que comecei a procurar ideias por aí e optei por coisas simples, rápidas e baratas (sandes, rissóis, bolinhos, espetadas de frutas, espetadas de tomate e queijo, mini pizza...), no meu caso tinha mesmo de ser algo rápido e simples uma vez que, ia fazer quase tudo sozinha (o pai teve que ir trabalhar e só conseguiu ajudar em algumas coisas). Relativamente a decoração, comprei uma ou outra coisita (no chinês mesmo, a pessoa é chique mas não é rica 😂) e de resto eram coisas que já tínhamos do baby. 
Ah, ponto importante, quando fizemos os convites tivemos várias pessoas a perguntar o que nos faltava para o Lourenço, então optámos por fazer uma lista com essas coisas (sem abusar claro, não fomos pedir um carrinho ou assim) e posso dizer-vos que recebemos quase tudo.
Resumidamente, foi uma festa dentro daquilo que eu tinha imaginado, claro que houve percalços (como o facto de só ter conseguido terminar o bolo no início do chá de bebé porque destruí a primeira pasta de açúcar) mas no final correu tudo bem e foi muito giro!
Deixo-vos as fotos, como sempre.
❤️